Mais em paz, mais eu

domingo, 10 de março de 2019

#ThreeRiversDeep #elemental #books “Action, romance, bad weather & broken crayons! When fierce storms clash over her home valley, a 2-souled artist faces off with a Sky Devil, a force of immeasurable size & power." | New Elemental YA Book Series | THREE RIVERS DEEP, VOL 1: “SUN CATCH HER” | BUY NOW is available!  TAP to go to BOOKSTORE! #booklover #bookstagram

Tenho andado tão focada em mim, que pensei em partilhar os rituais que me têm curado aos poucos e me têm feito sentir muito mais em paz, muito mais eu. A batalha diária de construírmos o nosso ser interior, de nos livrarmos de qualquer energia que nos afeta, de qualquer toxicidade, de florescermos, não é algo que aconteça da noite para o dia, não é algo que dê frutos de um dia para o outro. É algo devagar e subtil, ao seu tempo, ao seu ritmo, como deve ser. Aprender a ser paciente, a ter equilíbrio, a calar o mundo e ouvir o eu, a ter calma e a saber respirar e sentir. No fundo aprendemos tudo outra vez, nascemos de novo. 

Encaro isto como uma semente de uma flor bonita, a semente que coloco na terra é a da coragem e força de vontade de começar, é importante regá-la, todos os dias, com persistência, carinho, coragem uma vez mais. Não perder a calma e saber respirar é essencial. Não vamos conseguir estar aptos a enfrentar o mundo a toda a hora, e está tudo bem. Há alturas em que desabamos, outras em que só respiramos confiança. Faz parte do processo.

꒰ 💌 ꒱ ━━ ❥ °ℳᴇᴜ ¢ᴜᴘɪᴅᴏ。 | Escritores Amino

No fundo, tudo o que estou a aprender é a calar o mundo e a ouvir-me a mim. Acho que é o mais difícil. Somos influenciáveis, inconscientemente temos a necessidade de nos sentirmos aceites por entre as pessoas que nos rodeiam, o ser humano é mesmo assim. A família, os amigos e pessoas mais próximas também constroem o nosso ser, desde sempre, tudo o que somos devemo-lo, também, às pessoas que estão e que passam por nós, deixando aprendizagens boas ou más.

Muitas vezes achamos algo errado, questionamo-nos acerca de certa atitude ou ato ou sentimento. Mas, por as pessoas em redor o fazerem, o acharem correto, não determina de que tu, como pessoa individual, não tenhas opinião própria, mesmo que vá contra os princípios e ensinamentos que tiveste durante a vida inteira. É isto que é difícil, desfazeres-te de uma identidade que criaram para ti, por ainda não teres a autonomia de o fazeres sozinho, de o pensares por ti. É por isso que se diz que as pessoas crescem, porque deixam de depender dos outros, deixam de seguir os passos de alguém e começa a caminhar sozinhos, desenvolvem opinião própria e vontade própria.

Imagem de art, drawing, and illustration

Desde que me sinto crescer aos poucos, que me sinto presa ao que toda a gente acha, toda a gente diz, toda a gente pensa, toda a gente faz. Foi preciso ganhar muita coragem para enfrentar o mundo e querer crescer como deve ser, como eu quero, como eu penso, como eu acho. Tudo isto pode durar algum tempo, e realmente, quando não estamos bem, as coisas dão para o torto e a vida mostra-nos que, primeiro, a transformação vem de dentro.

Não podendo mudar algumas mentalidades em redor de mim, e respeitando-as como gostaria que respeitassem a minha, tenho aprendido a desprender-me de energias que me intoxicam, que me puxam para baixo, que me fazem virar costas ao caminho que pretendo seguir. Não é necessário gritaria desnecessária, nem gastos de energia a querer contrariar o outro, deixemos estar, entra por um ouvido e sai pelo outro, o orgulho não se deve sobrepor ao nosso bem estar interior. Somos muito mais. Daí dizer que, primeiro, calamos o mundo para nos ouvirmos e, depois, tudo se tornará mais claro.


Tenho-me respeitado. Respeito o meu corpo, olho para ele com amor, faço esse exercício todos os dias. Olho-o em frente ao espelho, aceito-o, reconheço-o.


Tenho pensado nas pequenas coisas que me fazem feliz. Inteiramente feliz, sem notar. Aquelas pequenas coisas que sempre ansiamos e nunca pusemos em prática. Este ano, iniciei um pequeno negócio, onde desenho com carinho e vendo. A meu ver, espalho algum amor por aí. Também ansiava, há anos, praticar Yoga, mas não o coloquei em prática porque as aulas são caras e porque nunca calhou, nunca tive a força de vontade e coragem necessárias. Hoje, tenho um canto no quarto onde o comecei a fazer, aos poucos. E deixem-me que vos diga, é mágico. Sempre que posso, fujo do mundo para estar comigo e com a Mãe Terra, acordo, faço Yoga com a janela aberta para deixar entrar a brisa das manhãs, medito com os meus cristais, faço caminhadas pelos parques verdes, abro livros e deixo-me estar num cantinho ao sol, bebo o chá que gosto mais ou o que me dá na cabeça e o que o meu corpo pede, não porque faz bem ou porque tem de ser.


Escrevo muito. Aceito o sentimento que tenho no momento e, através da escrita, expresso-me e vou acalmando. Faz mais sentido quando está escrito no papel, compreendo-me melhor, consigo ver soluções mais facilmente e, no fundo, converso comigo. Tenho um caderninho próprio para isso (não, não é nenhum diário).


Afasto-me de pessoas negativas e aproximo-me daquelas que me transmitem bem estar. A vida às vezes parece que nos cruzam com pessoas de pensamentos bonitos e que nos dão força para acreditar que conseguimos. Há que saber valorizar e aproveitar essas energias boas e, se puder ser, passar mais tempo com essas pessoas.


Tento não ligar ao que os outros dizem ou acham em relação ao que gosto ou quero fazer. Não importa, não é o caminho deles, é o meu. E há uma luz muito grande, quando fazemos aquilo de que gostamos, quando decidimos experimentar fazer aquilo que sempre pensámos fazer. Parei a faculdade porque não estava bem, não estava feliz. Decidi começar a fazer workshops e procurar cursos ligados à espiritualidade, sem querer saber o que o mundo pensa sobre isto.


Se não estivermos bem, realmente bem, de nada adianta estarmos no caminho que nos leva a esse mal estar. Desiludam o mundo sem medo, empurrem as energias tóxicas para o lado contrário. Se não nos estivermos a sentir fiéis a nós próprios, à nossa vontade própria, ao nosso pensamento, ao nosso corpo, ao nosso tempo, tudo vai descambar aos poucos, por não termos a sensação de realização dos nossos ideais em nós. E também não faz mal ontem gostarmos de algo que hoje já não mexe connosco. A mudança existe diariamente e a vida é para a frente. Acima de tudo, respeitar e ouvir a nossa voz interior. Não vai ser de um dia para o outro, vai demorar tempo, o teu tempo, e o de mais ninguém. Isto só tem a ver contigo. Cala o mundo.

Join the conversation!

  1. Querida Joana, leio o teu texto com um carinho enorme.
    Hoje sinto um arrependimento muito grande por não ter tido a coragem de ter feito algumas mudanças precisamente com medo de desiludir o mundo exterior sem nunca me preocupar com o MEU mundo, aquele que existe dentro de mim! E hoje percebo que foi o maior erro de sempre. Foi calar a minha voz! Hoje tento remediar isso, mas é tão mais complicado... há mudanças tão difíceis de corrigir.
    Admiro-te por teres feito as coisas à tua maneira e fico feliz por te sentires bem e equilibrada! É uma bênção essa paz de espírito!
    Obrigada por partilhares com o mundo tudo isto!
    Fica bem 🙏🌼💛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Carolina,
      O agora é o momento certo para fazeres essa mudança, devagarinho, começando por fazeres o que queres e o que sentes sem dar ouvidos ao que os outros têm a dizer sobre isso. Eu também ainda estou a dar esses pequenos passos para me permitir crescer. Muita coragem, borboleta 🦋🧡✨

      Eliminar
    2. Que nome carinhoso, borboleta! Senti-me a começar a voar, agora!
      Um beijinho, Joaninha querida <3

      Eliminar
  2. Tive um dia difícil e não imaginas o quão bem me soube ler isto.
    Sempre defendi que me devia ouvir, mas tenho sentido que me tenho desleixado um bocadinho de mim, por isso, obrigada <3
    E que continues, tão de bem contigo, a ir em frente e alcançar o que desejas, porque serás sempre a pessoa mais importante da tua vida!

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida que as energias à nossa volta nos influenciam, e por vezes, mais vezes do que o que queremos, não conseguimos parar para as alinhar...Gostei muito deste post!

    ResponderEliminar
  4. Como já disse nos comentários da tua publicação anterior este ano decidi que estava na altura de viver um pouco mais em mim e aproveitar o meio que me rodeia, aos invés de ficar tão presa ao digital. No entanto apesar de me sentir mais livre, o que não disse foi que esta conexão com a natureza é bem mais complicada do que gostava que fosse. Por vezes sinto-me um pouco à toa e por todo o lado. Mas estou a adorar este processo de aprender a sentir e a aceitar quem sou e que respeitar o nosso tempo é o mais importante. Assim como sermos fieis às nossas energias.
    Obrigada por teres sido o empurrão que precisava para iniciar este processo maravilhoso.

    ResponderEliminar

Instagram

© magic place. Design by FCD.