Na Estante: A Bela e o Monstro

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019



Um conto tão antigo como o tempo...
Bela quer mais da vida do que a pequena aldeia de Villeneuve tem para oferecer. É uma rapariga diferente das outras pessoas, com as suas próprias ideias, muito independente e cheia de força de vontade, além de adorar livros. Anseia por viagens e aventuras, por uma vida tão emocionante como as histórias que lê.
No entanto, quando o seu querido pai é feito prisioneiro por um monstro, num castelo encantado, o caminho de Bela muda para sempre. Pondo em risco a sua liberdade e o seu futuro, toma o lugar do pai no seu sequestro, com a secreta promessa de fugir.

Mas, quanto mais vai sabendo sobre o monstro e o castelo misterioso, mais Bela se apercebe que talvez a história dele — tal como a sua — seja mais importante do que alguma vez poderia ter imaginado.

Quando era pequena, via repetida e entusiasticamente a "Branca de Neve e os Sete Anões", apesar de a parte do bosque enfeitiçado me dar calafrios a todas as vezes em que assistia aquela cassete que já sabia de cor. Fui uma criança feliz, rodeada de histórias de encantar, em forma de livros - que devorava todos os dias - e de cassetes, já tão gastas de vistas tantas vezes.

Às vezes pergunto-me o porquê daquela paixão pela Branca de Neve, todas as histórias de encantar são bonitas, mas não compreendo o que o meu eu criança via de tão mais fantástico naquela do que em todas as histórias.

Hoje, caramba, tenho a certeza, a minha história de encantar preferida é "A Bela e o Monstro". As próprias canções fazem o coração parar e acelerar ao mesmo tempo, faz-nos ficar rodeados de pó de ouro como num feitiço. Toda a história e pormenor, todo o amor que transborda e a mensagem que transmite, o meu coração não aguenta.

Faz-nos crer que toda a gente tem um lado bonito. Sempre acreditei nisso. Que há muito mais além-aparência. Que o amor se sente e não se vê. Que a vida dá voltas bonitas. Que o amor é a coisa mais bonita e mais forte que existe. Parece magia. E é.

Ter esta mensagem bonita num livro é tão bom, quando vem acompanhado de uma história de encantar, um conto tão antigo como o tempo, e de uma nostalgia que nos faz ser criança outra vez, talvez seja a minha história preferida de todo o sempre.

Join the conversation!

  1. É uma das histórias da minha infância favoritas. Faz-me lembrar muito das minhas brincadeiras e da minha inocência de garota! Dá-me calma e tranquilidade. E a nova adaptação do filme está qualquer coisa de mágico pelo menos para mim. Nem quero imaginar como será o livro, acho que fico perdida de amores só ao imaginar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro tanto o filme... Acho que nunca vou deixar de gostar. E o livro, leva-te para lugares tão bonitos, tem pormenores amorosos que nos levam numa dança de magia que nos sentimos crianças outra vez ❤

      Eliminar

Instagram

© magic place. Design by FCD.