Como arranjam os amantes da leitura tempo para ler?

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

@miaquain

Para muitos, ler é coisa para gente que não faz nada. Amantes da leitura arranjam tempo para ler, assim como amantes da cozinha tempo para cozinhar e assim sucessivamente. Tal como aspirantes a escritores arranjam tempo para escrever (como nos blogs) ou aspirantes a fotografia tempo para fotografar. Porque quando se gosta de algo, arranja-se tempo, assim como quando não se gosta e não se quer, inventa-se uma desculpa. Bom, mas isto já todos sabemos, não é? A conversa do "ah e tal, não tenho tempo".

Cada um tem os seus próprios interesses e prioridades e, com o tempo que temos - apesar de 24 horas parecerem, muitas das vezes, poucas horas para o dia a dia - cabe a cada um saber o que fazer com o que nos é mais precioso nesta vida.

Ps. Nunca acreditem em alguém que vos diz que não tem tempo para algo. Essa pessoa apenas não quer transparecer que não se interessa por determinado assunto. 


Onde é que nós íamos? Ah! Como é que nós, leitores compulsivos, arranjamos tempo para ler. Eis a resposta:

Primeiro que tudo uma regra básica: andar sempre com um livro debaixo da asa
Andar com um livro atrás é tiro e queda para o ler. Assim como toda a gente nunca se esquece - jamais! - do telemóvel em casa para ir dar uma espreitadela às redes sociais, é mais ou menos a mesma coisa mas, em vez de sacarem do telemóvel, saquem do livro!

Sobretudo nos tempos mortos, eu abro um livro 
Quando estou à espera do comboio ou outro qualquer tipo de transporte, quando estou numa fila à espera de ser atendida (até agradeço que a fila seja enorme, fico com mais tempo para ler), quando estou à espera de alguém dentro do carro ou num café, ou até mesmo quando chego antes da hora às aulas ou algum outro compromisso, eu abro um livro.

Nos transportes públicos 
Gasto, todos os dias, cerca de 4 horas em transportes públicos. Muitos de vocês talvez gastem uma estimativa aproximada, senão mais, é só fazerem as contas. Imaginem agora, uma leitura de 4 horas por dia. Caramba, os livros que dão para ler num mês... Leio muito em transportes públicos, gosto de me sentar num lugar ao sol e ler, ler muito até chegar ao meu destino.

Antes de dormir
Confessem, ou estamos estoirados e vamos logo dormir, ou ficamos uma horita ou duas de volta da internet. Já lá vai o tempo em que ler antes de dormir era um hábito comum. A leitura antes de dormir é um dos meus hábitos favoritos - e confesso que, às vezes, até perco algumas horas de sono.

Outra coisa muito importante: leiam livros de que gostem 
Ninguém vai sentir prazer na leitura de um livro que não aprecie. Não se forcem a ler livros que não estão a gostar até ao fim, assim como também não vão na onda do que toda a gente está a ler no momento e queiram ler também como se fosse moda. Na literatura não há cá modas e tendências. Há o gosto de cada um e toda uma quase meditação durante a leitura. Por isso, levem o vosso tempo a escolher uma história numa livraria - eu levo muito tempo - e, se não gostarem, não forcem a leitura. Outra coisa importante: não é um livro mau que dita que todos os outros também o são, tentem outra vez. Boas leituras :)

Ps. Dêem uma vista de olhos a este artigo da wook acerca de como ler 100 livros num ano, é interessante e adverte ao que vos estou a tentar dizer.


Agradeço teres dispensado 2 minutos do teu tempo ao ler este artigo. Define as tuas prioridades e aproveita o teu tempo a fazer o que te faz mais feliz.

Join the conversation!

  1. Uso todas esses pequenos intervalos de tempo morto para ler tal e qual como tu, menos os dos transportes públicos porque por norma vou a conduzir, mas adorava ter mais essas 4 horas fantásticas. E como tu disseste, quantos livros não dava para ler com todas essas horas! E há tanta coisa que quero ler que ainda não tive oportunidade que até dói, mas realmente o mais importante é realmente gostarmos do que estamos a ler e isso é que vai estimular o gosto de qualquer pessoa pela leitura. Hoje em dia muitas pessoas dizem que não gostam de ler porque começaram pelos livros errados para elas e claro que é desmotivador!
    Gostei bastante desta publicação, mais uma abordagem aos livros de uma forma leve e fantástica (como sempre!).

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Inês, lê muito! Que este ano novo seja repleto de boas leituras 🙏✨

    ResponderEliminar

Instagram

© magic place. Design by FCD.