Livros que guardei na estante do peito em 2018

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018


Terminei 2017 a prometer a mim mesma que uma das minhas resoluções para 2018 seria ler mais, muito mais. E assim fiz, comecei o ano com um livro - que viria a ser o meu preferido - a meio, e a partir daí foi um folhear de páginas fluído e prazeroso. Foram muitas as histórias que vivi entre páginas. Este ano, li 19 livros! - sem contar com 2 que não gostei e não me forcei a ler, e sem contar também com o que estou a ler atualmente. Nunca li tanto, e estou grata por isto!

(vou ser muito sincera, fui feita para ler até adormecer, sem dúvida)

No meio de tanto livro, existem aqueles que conquistam o nosso coração, tal como no meio de milhares de pessoas, existem poucas que nos ficam no peito. Pois bem, os livros que me moram no peito são estes:

A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón
Comecei a leitura no final de 2017, e arrastei-a até 2018. Foi o melhor livro que já li. Considero que tem de tudo - romance, aventura, comédia, drama, crime, mistério. O autor consegue persuadir com o uso das várias sensações e dei por mim a conhecer as personagens como se fossem amigos meus. Reais amigos meus. Será difícil superar a magia deste livro. É o meu preferido. Quem adora verdadeiramente o mundo literário não deixa escapar este.

A Trilogia Divergente de Veronica Roth
O meu pai tinha-me dado esta trilogia ainda antes de ela ser adaptada para filme. Não percebi a essência da coisa e deixei-a de lado durante uns anos. Perdi infinitas horas de sono porque lia pela noite dentro, não existe forma de escrever como a desta autora, adorei do princípio ao fim. Adorei tanto a história que, para complementar, cheguei adquirir o livro Quatro e a lê-lo num par de dias, este livro conta exatamente a mesma história do primeiro livro da trilogia, embora com a perspetiva de outra personagem.

Comer, Orar, Amar de Elizabeth Gilbert
Ok, este livro já foi bestseller há uns anos atrás, e eu não me senti seduzida por ele nessa altura precisamente porque toda a gente andava a lê-lo e a falar nele a toda a hora - chamem-me esquisita, mas eu não sou uma maria vai com as outras. E, como tudo tem o seu tempo certo, foi este ano que me permiti ler a obra de Elizabeth, em que viaja para se descobrir e libertar, e nos leva com ela. Viajei até Itália, Índia e Indonésia, e dei por mim a dar umas boas gargalhadas na poltrona da sala da minha avó, aos fins de tarde ao ler este livro. Só me apetece pegar nas malas e descobrir-me pelo mesmo caminho que Elizabeth tomou. Identifiquei-me de várias formas ao que a autora descreveu como seus sentimentos e interesses, e escusado será dizer que fiquei colada ao livro e não descansei até chegar à última página.

O Tatuador de Auschwitz de Heather Morris
Esta é uma história verídica no holocausto, e tem duas coisas que adoro: amor e histórias do holocausto. Foi um dos livros que me tirou horas de sono e que li num par de dias, chorei muito e senti cada palavra. Atualmente, esta é a minha história de amor preferida. Ficou tão marcada em mim como os números de identificação que ambos tinham no braço esquerdo.

Eleanor Oliphant is Completely Fine de Gayl Honeyman 
Se tivesse um top três este estaria nele de certeza! Considero-o o meu segundo livro preferido. Mistura solidão com humor, e identifiquei-me tanto com a personagem que me imaginava na história. Tem tanto mistério que se vai descobrindo aos bocadinhos e nos faz pensar que já sabemos tudo... Este livro é um sem papas na língua porque revela o que toda a gente pensa e sente, mas que tem receio de dizer, de forma genuína. Ainda bem que este livro existe, é daqueles que nos faz dar valor às pequeninas coisas - adoro livros desses. E ainda bem que o li em inglês, porque cheguei a espreitar algumas páginas do livro em português e vi que não tinha a mesma magia.

Eleanor & Park de Rainbow Rowell
Andava há muito tempo para o ler, mas fui deixando passar o tempo, porque achava que não estava preparada para um história de amor tão lamechas como diziam ser. Li-o em inglês também, e deixem-me dizer-vos que foi o único livro que me deu dores de barriga - daquelas dores de barriga como quando vamos a um primeiro encontro ou quando damos o primeiro beijo. Uma obra tão simples, que nos faz sentir tanto.


Que livros é que trazem no coração?

Join the conversation!

  1. Também li a Sombra do vento este ano e amei, tornou-se um dos preferidos da vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço ninguém que é perdido por livros que ainda não o tenho lido, e também não conheço ninguém que não o tenha adorado!

      Eliminar
    2. Ainda não li esse livro! vamos ver se em 2019 arranjo o meu tempinho!
      Belo Blog :)
      ANOTHER DESIGN BLOGG'IRL (ctigredesign.blogs.sapo.pt)

      Eliminar
    3. Obrigada Patrícia 💛 que o teu novo ano seja repleto de boas leituras 🙏🏻

      Eliminar
  2. Os livros que li este ano e que gostei foram: "Larga quem não te agarra" e "Todos os dias são para sempre" - Raul Minh'Alma; "Eleanor & Park" - Raiwbow Rowell; "Às 9 no meu livro" - Sofia Castro Fernandes; "Enquanto acreditar em ti" - Raquel Strada.
    Os que li e não gostei foram: "Prometo perder" - Pedro Chagas Freitas; "A Civilização do espetáculo" - Vargas Llosa.
    Também deixei alguns a meio, que vou dar-lhes uma nova oportunidade no novo ano, mas por enquanto ficaram de lado arrumados na gaveta à espera da oportunidade certa. E claro, já fiz a minha lista de livros que quero ler neste próximo ano e inclui alguns que mencionas nesta publicação. Obrigada por nos dares a conhecer livros tão fantásticos!

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    Os livros que moram no peito da minha estante são também os primeiros quatro que mencionas-te! Não consigo parar de ler até mesmo quando as horas já vão bem longe ehehehe
    Beijinhos,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Pelos vistos temos muito em comum! Temos que ter uma conversa sobre livros para partilhar ideias ☺️

      Eliminar
  4. Já li alguns deles! E outros estavam ja na minha Tbr! Fiquei a conhecer alguns que ja estao em vista para 2019! <3

    https://ellanoslivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Instagram

© magic place. Design by FCD.