
Não sei se já ouviram a frase "nem parece que estás na faculdade". Cada vez mais tenho-a ouvido, vindo de pessoas que se nota que não percebem da essência da coisa e que estão a dizer uma blasfémia para nos rebaixar, ficando pasmadas a olhar como se fossemos um bicho de sete cabeças. Porquê tanto choque, minha gente?
Já estamos acostumados aos ditos rótulos "magra", "gorda", "bonito", "feio", e por aí adiante. Mas parece que agora o facto de estudarmos num curso superior também nos coloca um rótulo na testa "eu sei tudo e mais alguma". Ora, os estudantes universitários dedicam muito tempo ao estudo e aos trabalhos académicos, não de igual forma, porque depende do curso, se a pessoa trabalha ou não, entre outras coisas - mas também não é nada do outro mundo, eu acho que as pessoas exageram um pouco, ninguém morre se ficar acordado até tarde para acabar um trabalho porque não o quis adiantar antes ou porque não teve tempo por outras circunstâncias, o ritmo é acelerado, sim, mas nada a que não se habitue (parece que às vezes as pessoas se esquecem que também ficam acordadas até tarde a ver séries e na ramboia, mas no outro dia 'tá tudo bem) - mas isto não quer dizer que a pessoa saiba tudo e não cometa erros só porque é estudante. Ninguém se está a graduar em conhecimento geral.
No entanto, o que as pessoas esperam é que tenhamos a resposta a tudo na ponta da língua e que não cometamos erros banais digno de quem tem a cabeça no ar (como eu). O facto de estudar numa escola superior não me dá o dever de saber tudo sobre tudo e desenvolver longas conversas patriotas à mesa, nem de não me esquecer de coisas importantes ou de não trocar isto ou aquilo por falta de atenção. Assim como quem não é estudante universitário não tem que ser automaticamente rotulado como "burrinho" ou "sem futuro".
Eu não sei o que vai na cabeça desta gente.

Join the conversation!
Também já ouvi isso. Ou o "se tivesses a trabalhar ias ver o que era estar cansada"... Tanto um como outro chateiam. Primeiro se estou numa licenciatura é porque me quero formar numa área específica e não que quero e tenho de saber tudo. Segundo, não é por andar a estudar que não me canso. Tenho muitos trabalhos e frequências. Tenho sempre que fazer. Só que o meu trabalho é à frente de um computador, estou parada, etc. Mas isso não significa que não me deixe cansada. Deixa e muito, mas há sempre quem não compreenda.
ResponderEliminarÉ, no início pensavam que eu não estudava por estar sempre no computador (o meu curso também é muito à base do pc). São pessoas que não percebem ou que estão mal com a vida é vêm descarregar em cima dos outros. É normal
EliminarJá ouvi muito o “o teu trabalho é tão fácil! Estás sempre sentada e num computador” e é irritante! Já tive colegas que diziam isso mesmo a universitários. É a mania de colocar tudo no mesmo saco e de ver os universitários de uma forma não tão correta. Não é por estarem a tirar uma licenciatura que são donos da razão, que sabem tudo e que agem como “sabe tudo”. É desnecessário esse tipo de comentários.
ResponderEliminarÉ, mas sabe-lhes sempre bem fazer esse tipo de comentários para ir rebaixando as pessoas, embora algumas não digam por mal e não percebam que nos ofende um pouco
EliminarAs pessoas tendem a rotular, até há pouco tempo também se pensava que quem faz artesanato não tem estudos. Mas também não tenho que trazer comigo as fotos do tempo de faculdade para provar nada ehehe.
ResponderEliminarExato! Tudo o que fazemos ao longo da vida é para nós e não para pavonearmos na cara dos outros. Ninguém tem nada a ver com as nossas habilitações ou com o facto de o teu trabalho dar mais trabalho que o meu e vice-versa...
EliminarConcordo contigo. Primeiro, eu não sou mais esperta que os outros só porque estou a tirar um curso superior, tal como, também não são burros os que não optam por esse caminho.
ResponderEliminarEnfim, as pessoas parece é que têm sempre essa necessidade de rotular o que quer que seja.
Também me irritam tanto aqueles que pensam que estudar não custa, como se fosse apenas ler e escrever umas coisinhas...
Beijinho
Ainda para mais agora, que ir para a faculdade está mais na moda do que propriamente outra coisa, parece que já ninguém vai estudar com a seriedade que devia.
Eliminar