Faculdade nos dias de hoje

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

STU DYING

Hoje em dia entrar na faculdade é fácil. Já nem digo em relação às médias nem do facto de custar dinheiro aos nossos pais, que muitas das vezes prescindem de muito para conseguirem meter os filhos no ensino superior, com a esperança de que cheguem mais longe, nesta batalha que se tornou o mercado de trabalho em Portugal.

Falo em relação à força de vontade. Hoje em dia existe muita mais força de vontade por parte dos jovens. Existe a força de vontade de quem quer mostrar ao mundo que conseguiu entrar no ensino superior, de quem por volta das 7 da manhã já anda acordado pronto para ir à luta, de quem estuda afincadamente noite e dia de cadernos e livros abertos, de inúmeras frases sublinhadas a marcadores da stabilo - que fazem questão de incluir nas fotos de Instagram. Mas nem tudo o que parece é, no entanto é isso mesmo que são as fotos das redes sociais, não é? Mostrar ao mundo algo que nos faça ser vistos como alguém que está a vingar na vida da melhor maneira, mesmo que não seja bem isso que aconteça.

Esta saga de fotos de Instagram na fase de ensino superior mostra também as festas nas discotecas até tarde antes de um dia de exame (só para se ver o quanto se pode ser vida loca e viver no limite) , todos os rally tascas possíveis e fotos com padrinhos e madrinhas com dedicatórias pirosas e capas das mais sujas que há.

No segundo ano de faculdade - com, na verdade, talvez 2 ou 3 cadeiras feitas - o ritmo é diferente. Não é necessária toda a demonstração de dedicação ao que é esta graduação de algo maior na vida. Já não faz mal mostrar que nos estamos a lixar para tudo.

O que acontece é que esta gente que vê a faculdade como um meio para se mostrar "mais alguém" para o mundo através destas demonstrações, se está a marimbar para o dinheirão que aquilo é e para a seriedade e oportunidade que tem na vida de toda a gente. Só lá estão para as festas e pouco mais. Para dizerem que vão faltar às aulas porque é fixe e que apanharam uma bebedeira daquelas.
Hoje em dia, ir para a faculdade está na moda. Quem não entra, fica para trás. No mundo social.

Existe quem trabalha para conseguir poupanças para o dinheirão que é estudar no ensino superior, há quem valorize o prejuízo dos pais, há quem estude noite e dia afincadamente, há quem prescinda das festas pelo exame do dia seguinte. Há quem valorize e queira mesmo ter licenciatura, mestrados ou doutoramentos, mas por evolução pessoal e profissional, e não por vaidade. E esses, são aqueles que não postam nas redes sociais.

Join the conversation!

  1. Não podia concordar mais. Parece que ter uma licenciatura, nos dias de hoje, é algo magnífico, difícil de ter. Poucos são aqueles que tiram essa mesma licenciatura por gosto e não por vaidade. É triste o caminho que se anda a percorrer, porém, de uma maneira ou de outra, caminhamos a passos largos para algo ainda pior – se é que pode vir a piorar. Talvez os únicos que dão verdadeiramente valor à universidade são aqueles que têm de estudar e trabalhar ao mesmo tempo e têm de pagar as propinas com o seu trabalho e ainda ter tempo para estudar. Isso sim. É duro. E poucos mostram, porque lá está, estão mais preocupados em estudar nas horas vagas em vez de irem para festas e postar algo no instagram.

    ResponderEliminar
  2. Por um lado concordo contigo, mas por outro acho que a parte dos padrinhos, por exemplo, faz parte da experiência universitária, assim como ir a algumas festas. Esse tipo de coisa, desde que não nos faça perder o foco, também é importante.


    Maggy

    www.atemarteevoltar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida! Também concordo com a magia que é ser-se batizado e ter padrinhos na vida universitária, eu própria adorei e senti logo uma ligação com eles. Mas, a meu ver, existe muita gente que exagera e que se nota que está na faculdade por razões que não incluem o estudo em si e a graduação. Tal como dizes, desde que não os faça perder o foco, tudo na sua medida certa. Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Concordo plenamente! Agora com o mestrado feito, consigo ver tudo isso de fora. Nunca fui à praxe, a uma festa ou algo do género. Sempre fui daquelas que só ia dormir quando achava que já não aguentava mais estudar. No entanto também punha fotos nas redes sociais (nem que fosse para me distrair um bocadinho...). Mas percebo completamente o que qures dizer. Fazem para os outros e nao por eles próprios.

    Excelente artigo*

    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
  4. Tão verdade! Pessoas que seguem o mesmo caminho que outras para mostrarem que também têm, também são. Para se sentirem aceites e "fixes". Pena que mais tarde vão perceber que a vida não são as fotos do instagram! Gostei imenso do blog!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  5. Fiquei a conhecer o teu blog na rubrica da "Life of Cherry" e tenho de admitir que me prendeste logo no primeiro post. Não podia concordar mais com a tua visão que espelha exactamente aquilo que eu vi durante a minha vida académica. Hoje em dia, faz-me imensa confusão ver os meus amigos e até familiares a encararem os seus estudos de forma tão banal e a negligenciar por completo o valor - social e económico - da sua licenciatura. Eu fiz a minha licenciatura (e estou a acabar o mestrado) tendo ido a poucas festas, com boa média e no tempo previsto, muito influenciada pela ideia de que os meus pais, que investiram tanto na minha formação, mereciam que encarasse esta dádiva com o maior do respeito e por isso, não percebo quem não faz o mesmo.
    Parabéns pelo post e pelo blog!

    Muitos beijinhos e ah, fiquei a seguir (aqui e no insta!)
    BLOG Há mar e Mara & Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mara! Estou super grata à Cherry por isto! E folgo em saber que ainda há quem encare a faculdade com a seriedade que merece, sem vaidosice. Estou super contente por teres gostado disto por aqui, vou espreitar o teu blog, um beijinho!

      Eliminar

Instagram

© magic place. Design by FCD.