Na estante: A Carruagem dos Órfãos

domingo, 18 de agosto de 2019




Um romance poderoso sobre a amizade, tendo como pano de fundo um circo durante a Segunda Guerra Mundial. Duas mulheres extraordinárias e as suas histórias angustiantes, de sacrifício e sobrevivência. Noa, de 16 anos, fica grávida de um soldado do exército nazi e é forçada a desistir do seu bebé recém-nascido. Vive no piso superior de uma pequena estação ferroviária, a troco de limpezas... Quando descobre dezenas de crianças judias amontoadas num vagão cujo destino é um campo de concentração, ela não consegue deixar de pensar no filho que lhe foi retirado.

E, num momento que mudará a sua vida para sempre, agarra numa das crianças e foge com ela pela noite fora sob um forte nevão. Acaba por encontrar refúgio num circo alemão, mas vai ter de aprender números de trapézio para poder passar despercebida, não obstante o azedume de Astrid, a trapezista principal. a princípio rivais, Noa e Astrid em breve criam poderosos laços de afecto entre si.

Mas como a fachada que as protege se torna cada vez mais ténue, elas têm de decidir se a amizade entre ambas é suficiente para se salvarem uma à outra - ou se os segredos que guardam deitarão tudo por terra.

Tenho a sensação de segurar entre as minhas mãos húmidas depois de acabar de ler todas estas páginas, uma obra de arte - sim, de completa arte - e simbolismo. Um dos livros mais pesados que alguma vez li, mas só soube desta carga emocional quando cheguei aos últimos capítulos. Sabem quando acabam de ler um livro e têm a certeza absoluta de que, tudo aquilo que acabaram de ler, nunca mais será apagado da vossa mente?

A autora investiga a história de famílias circenses e de judeus, e querendo prestar homenagem a todos quanto possível, cria a história de Noa, para que seja exequível essa aliança. Não consigo imaginar o quão difícil seja escrever sobre momentos e sentimentos tão sombrios e pesados que se encontram no início e no final do livro, mas são sem dúvida movidos pela vontade de mostrar o reconhecimento do passado de pessoas como as descritas no livro para o mundo.
Vejo o livro como a forma mais bonita de manter vivas as histórias inacreditáveis e quase como se fossem sonhos de tão incríveis que são.

Entre as páginas deste livro estão a ingenuidade, a coragem, o terror através dos olhos de uma adolescente contra o mundo durante a guerra; a força, a esperança, a determinação de uma mulher madura que não espera encontrar a felicidade e conforto novamente; o entrelaçar das duas no trapézio de um sítio tão mágico, digno de contos de fada, no meio da guerra - o circo. E aqui, o inesperado - completamente inesperado, que mesmo adivinhando o que vem a seguir nos conseguimos surpreender - mantém-nos suspensos como se agarrássemos uma barra de trapézio no meio do ar. Aqui até o amor nos leva de rompante. 

A última frase da página de notas da autora

"Considero este livro, embora seja uma ficção, um tributo à coragem dessas pessoas." 


Join the conversation!

Instagram

© magic place. Design by FCD.